Notícias


Clique para assistir o vídeo!

PROGRAMA DE FOMENTO DA AVICULTURA CONDUZIDO PELO MINAGRIF

Governo 19-11-2024
EMBAIXADOR DAS FILIPINAS MOSTRA INTERESSE EM COOPERAR COM ANGOLA NO DOMÍNIO DA AGRICULTURA

Aconteceu nesta terça-feira, 19 de novembro de 2024, na sala de reuniões do MINAGRIF, um encontro de trabalho entre o Ministro da Agricultura e Florestas Eng.º António Francisco de Assis e o Embaixador da República das Filipinas em Angola, Dr. Paul Cortes.

O encontro serviu para aprofundar as relações já existentes e abordar temáticas de interesse bilateral, como a aquicultura, segurança alimentar e agricultura.

O diplomata filipino manifestou interesse em cooperar com Angola, por via um memorando de entendimento, que poderá facilitar o intercâmbio nos domínios da produção de arroz, distribuição alimentar, irrigação, tecnologias, agricultura e no campo agroflorestal.

Sua Excelência Ministro da Agricultura e Florestas, expressou, que Angola e a República das Filipinas, têm interesses comuns, nas áreas acima apresentadas pelo senhor Embaixador.

O Ministro referiu que há outras áreas que interessam ao governo angolano, a primeira seria a cooperação Institucional e a segunda seria a captação do investimento privado por parte da Embaixada das Filipinas.

A nível da cooperação institucional, Francisco de Assis, aponta a colaboração no domínio da Investigação científica, especificamente entre o Instituto de Investigação Agronómica e a Investigação agrária das Filipinas, com vista a passagem de conhecimento, a criação de um centro especializado de produção de arroz, onde podem ser treinados vários jovens, sendo que a Filipina tem vasta experiência nesta cultura.

Relactivamente a segunda componente, que é a da captação de investimentos, o Embaixador Paul Cortes, concordou com o Francisco de Assis, e avançou que desde que chegou, já alguns empresários filipinos mostraram interesse e vir investir em Angola.

Por fim, o Embaixador convidou o Ministro da Agricultura e Florestas a visitar Manila-Filipinas e poderem trocar experiências com grandes produtores de arroz daquela região.

António Francisco de Assis, avançou que quer fortalecer esta relação, mas que mais do que isto quer avançar com acções concretas e colocar em andamento as propostas iniciais apresentadas neste encontro.

Fonte: GTICII
Governo 30-10-2024
BRASIL E ANGOLA UNIDOS PELO FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA

O Secretário de Estado para Agricultura e Pecuária, Castro Paulino Camarada, recebeu em audiência nesta sexta-feira, 18 de Outubro de 2024, na sala de reuniões do MINAGRIF, representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), da República Federativa do Brasil.

O encontro teve como objectivo, dar um ponto de situação sobre os trabalhos realizados nesta semana, de 14 a 17 de Outubro no MINAGRIF.

A companhia, chefiada por Marisson de Melo Mariano, Chefe de Assessoria de Relações Internacionais do Brasil, desenvolveu uma sessão formativa intensiva de capacitação técnica, no âmbito das relações bilaterais.

A formação foi dividida em quatro cursos: Monitoramento de Safra e Grãos-Café e Cana de Açúcar, dirigido pelo Eng.º Marco António Garcia Martins Chaves, Analista de Acompanhamento de Safra; Custo de Produção, dirigido pelo Eng.º Rodrigo Gomes Moura de Souza, Analista de Custo de Produção; Agricultura Familiar e Preços Mínimos e Análises de Mercado, ambos dirigidos pelo Eng.º Enio Carlos Moura de Sousa, Gerente de Programação e Acompanhamento da Agricultura Familiar.

Marisson referenciou que este trabalho é sequência das actividades desenvolvidas em Julho. Demostrou satisfação pelo cumprimento das actividades realizadas, enfatizando a dedicação dos participantes nos diferentes cursos. Cada um dos formadores, fez um balanço do processo de formação, desde os principais problemas identificados até as soluções encontradas e desenvolvidas.

Marisson fez saber ao Secretário de Estado para Agricultura e Pecuária, que a missão da CONAB e o resultado do programa de cooperação, centra-se na criação de bases para consolidação de uma política agrícola em Angola. Durante a missão de trabalho, os representantes Brasileiros, visitaram uma cooperativa agrícola e interagiram com produtores familiares e empresariais na província do Bengo.

“Temos grandes desafios em produzir informações frequentes sobre o que é produzido a nível nacional”, adiantou o Secretário de Estado para Agricultura e Pecuária.

O Diplomata manifestou todo apoio do MINAGRIF para que esse programa de cooperação, continue sendo um sucesso para satisfação das famílias.

Para o próximo ano, nos meses de fevereiro e março, está prevista a realização de uma missão para trabalhar com o MINAGRIF nos domínios do armazenamento, fiscalização e controlo de qualidade, e política de abastecimento social.

No final da audiência, Castro Camarada agradeceu a iniciativa, e desafiou os técnicos a trabalharem com o MINAGRIF no domínio da investigação.

Fonte: GTICII
Governo 30-10-2024
ENVIADO ESPECIAL DO BAD RECEBIDO EM AUDIÊNCIA

Num encontro que durou cerca de duas horas, o Secretário de Estado para as Florestas Eng.º João Manuel Bartolomeu da Cunha, recebeu em audiência, nesta quarta-feira 02-10-2024, na sede do MINAGRIF, o Enviado Especial para África do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) Timothy Olalekan Williams.

A visita do alto funcionário do BAD teve como objectivos, constatar a implementação dos projectos em curso no sector da agricultura, analisar os desafios do Estado angolano para com o Sector e identificar os eixos de intervenção e ajuda do BAD no processo de desenvolvimento da agricultura angolana.

Timothy Olalekan Williams, revelou que Angola está alinhada aos objectivos traçados na cimeira de Dakar 2 que teve com o lema: Alimentar África: Soberania e Resiliência Alimentares, que decorreu em janeiro de 2023, no Centro Internacional de Conferências Abdou Diouf (CICAD), Diamniadio, em Dakar, no Senegal.

O Secretário de Estado para as Florestas Eng.º João Manuel Bartolomeu da Cunha, assegurou que os projectos apoiados pelo BAD, em Angola estão voltados para as famílias camponesas (Agricultura Familiar) que representam cerca de 83% do sector produtivo. No entanto, é pretensão do Estado, tendo em conta os desafios para o alcance da segurança alimentar, aumentar a superfície cultivada, saindo dos actuais 5 milhões de hectares, para os 7 milhões de hectares nos próximos anos.

Á mesa, foram também abordados temas como a problemáticas dos fertilizantes, sementes, digitalização e a mecanização no sector agrícola, a possibilidade da construção de infraestruturas de agroprocessamento ao longo do corredor do Lobito, o empoderamento da juventude na agricultura, e o envolvimento do sector privado nestes projectos.

O Estado tem criado instrumentos para o fomento das culturas do arroz, milho, soja, trigo, da produção do café arábica e robusta, bem como do cacau, o sector florestal não ficou de fora, com a projecção da sustentabilidade ambiental, arrecadação de receitas e o desafio de plantar mais de um bilião de árvores.

As partes abordaram ainda a possibilidade da criação de uma unidade de avaliação de projectos. O governante angolano fez saber que os temas abordados visam garantir a segurança alimentar e nutricional, e proferiu que até 2030, pretende-se que Angola seja autossuficiente na produção de milho.

O Enviado Especial para África do Banco Africano de Desenvolvimento, Timothy Olalekan Williams, disse que tomou muito boa nota das preocupações levantadas e que estas merecerão o devido tratamento da equipa do BAD.

Fonte: GTICII
Governo 13-09-2024
EMPRESÁRIOS ITALIANOS PRETENDEM INVESTIR NO SECTOR DA AGRICULTURA

O Ministro da Agricultura e Florestas Eng.º António Francisco de Assis, recebeu em audiência nesta sexta-feira, 13 de Setembro de 2024, na sala de reuniões do MINAGRIF, o Embaixador da Itália acreditado em Angola, Cristiano Gallo.

O encontrou teve como objectivo abordar a questão da cooperação bilateral entre Angola e Itália, no domínio da Agricultura, e, passar em revista os projectos que a Itália tem para este sector.

O Diplomata manifestou o interesse do seu país em investir cerca de 320 milhões de euros em vários projectos, no sector agrícola particularmente, no corredor do Lobito, tendo em conta a especificidade dos investimentos em carteira.

O Ministro Assis agradeceu a iniciativa, e desafiou os investidores Italianos, para além do interesse no corredor do Lobito, a olharem também para Província da Huíla tendo em conta as potencialidades agrícolas da mesma.

O Governante enfatizou, que é necessário que estes projectos sejam práticos e exequíveis. Ainda no âmbito da cooperação, as partes acordaram em avançar com a troca de experiência nos vários domínios, tendo em conta o vasto conhecimento que a Itália tem na produção de tomate e do processamento de carnes.

O embaixador Cristiano Gallo, acolheu com agrado as sugestões do senhor Ministro, reiterando que é exatamente isso que se pretende, e que se partilhe as necessidades reais de Angola no domínio da Agricultura para que possam colaborar.

O Titular do sector da Agricultura e Florestas deixou claro, que o sector que dirige dará todo apoio institucional para que estes projectos tenham o êxito preconizado.

Fonte: GTICII

Entidades de tutela


DNAP
A Direção Nacional de Agricultura e Pecuária (DNAP) é um órgão público, tutelado pelo Ministério da... ...Ler mais
DNF
Ministério da Agricultura e Florestas. Esta direcção é responsável pela formulação, promoção e controle da... ...Ler mais
IDA
O IDA (Instituto de Desenvolvimento Agrário) é um órgão público, tutelado pelo Ministério da Agricultura e... ...Ler mais
ISV
O ISV (Instituto de Serviços Veterinários) é um órgão público, tutelado pelo Ministério da Agricultura e... ...Ler mais

Projectos Estruturantes


PDAC

O PDAC é o Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial, criado pelo... ...Ler mais

SAMAP
O Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Comercialização (SAMAP), é uma iniciativa do... ...Ler mais
PDCVAP-CABINDA
O Projeto de Desenvolvimento das Cadeias de Valor da Agrícola da província de Cabinda (PDCVAPC), financiado... ...Ler mais
MOSAP III
O Projecto MOSAP III (MOSAP 3) é o Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial e Familiar de Angola.... ...Ler mais

Eventos


Título do Evento: DIA DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL

Organizador: Ministério da Administração do Território

Local de realização: Malanje

Data: 11/11/2024

Título do Evento: ABERTURA DO ANO AGRÍCOLA

Organizador: Ministério da Agricultura e Florestas

Local de realização: Bengo

Data: 11/10/2024
minagrif.gov.ao Ministro da Agricultura e Florestas

Isaac Francisco Maria dos Anjos



Parceiros