INSPECTORES FITOSSANITÁRIO DÃO NOTA POSITIVA AOS PROCEDIMENTOS DA FAZENDA MMM
Inpectores Fitossanitário do Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF), afectos a Direcção Nacional de Agricultura e Pecuária realizaram, nesta sexta-feira 21 de Novembro de 2025, trabalho de campo de inspecção, na fazenda MMM-Maria Maurício e Marcelino, situada no Municipio da Caála, Província do Huambo.
O grupo de inspectores, aferiu as condições higienossanitária da fruta que deverá ser exportada para a União Europeia (UE), a partir da fazenda MMM, para além de constatar o estado da fruta, puderam também aferir todo procedimento de colheita, higienização, selecção, embalamento, selagem e a desinfecção do contentor frigorífico.
Os inspectores fitossanitário estão a trabalhar com as responsáveis da fazenda no sentido de preparar o primeiro contentor de abacate de produção nacional, que deverá ser exportado para à União Europeia, com partida prevista para o dia 25 de novembro de 2025, através do Corredor do Lobito, num projecto de iniciativa da Global Gateway da UE, que promove investimentos sustentáveis e inclusivos em infraestruturas estratégicas.
A equipa de Inspectores que está a ser coordenada pela Direcção Nacional da Agricultura Pecuária do MINAGRIF, integra também os colegas dos Gabinetes Provinciais da Agricultura Pecuária e Pescas das províncias do Bié, Huambo e Benguela. Esta equipa, garante que estão criadas todas as condições higieno sanitária e de segurança alimentar para que esta fruta de produção nacional seja exportada para os Países Baixos, o que constitui orgulho para o País.
Um outro passo importante desta equipa, está relacionado com a Certificação Digital do documento fitossanitário desta primeira exportação, que tem que ver com a primeira utilização oficial do sistema de certificação eletrónica fitossanitária (ePhyto) em Angola.
O envio simbólico do primeiro contentor de abacates eletronicamente certificado terá lugar no Porto do Lobito, num evento que contará com a presença de altas entidades de Angola, da União Europeia e do Reino dos Países Baixos.
A responsável da Fazenda MMM, Dulce Felismina de Oliveira, fez saber, que para este primeiro lote será exportado mais de 15 toneladas de abacate, com todas condições preparadas “ Este é o coroar de um árduo trabalho de muitos anos de perdas, quedas e de várias vicissitudes, mas hoje, aqui está um grande ganho e que muito nos orgulha” Proferiu
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA, Luanda aos 21 de Novembro de 2025.