Notícia

  • Governo lança sistema de monitoramento da seca


    O Governo angolano prevê lançar, na primeira quinzena de Setembro próximo, um Sistema de Monitoramento da Seca Agrícola, com vista a melhorar a capacidade de resposta aos impactos deste fenómeno natural no país.

    Denominado Sistema Índice de Estresse Hídrico Agrícola (ASIS), a iniciativa, que vai ser lançada num Workshop Nacional, enquadra-se no mecanismo de financiamento do Fundo Verde do Clima (GCF) e conta com o apoio técnico da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

    Em uma nota de imprensa, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) esclarece que o processo de implementação do ASIS se encontra em fase final de calibração, cuja ferramenta está a ser adaptada às condições locais e ao nível das unidades administrativas dos municípios em todo o país.

    Para o efeito, uma equipa técnica interinstitucional especializada, composta por representantes do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), tutelado pelo MINTTICS, e o Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF), está a acompanhar o processo que culminará com a instalação da ferramenta ASIS no Servidor do INAMET e posteriormente o seu lançamento.

    O documento refere ainda que o Governo está, desde Janeiro de 2021, engajado na implementação do Sistema de Monitoramento da Seca Agrícola em Angola, cujo objectivo é produzir informações que permitam monitorar a seca agrícola e gerenciar seus riscos no país, usando dados de satélite para detectar áreas cultivadas que possam ser afectadas por este fenómeno.