Notícia

  • EMBAIXADORES DA FRANÇA E DOS PAÍSES BAIXOS RECEBIDOS EM AUDIÊNCIAS SEPARADAS PELO MINISTRO ASSIS


    Os Embaixadores de França Srª Sophie Aubert e do Reino dos Países Baixos Sr. Tsjeard Roelf Hoekstra, foram recebidos em audiências separadas, nesta sexta-feira 22/12/2023, pelo ministro da Agricultura e Florestas Eng.º António Francisco de Assis.


    A senhora Srª Sophie Aubert, foi a primeira a ser recebida, e trouxe como temas de abordagem A segurança Alimentar como Prioridade, o Plano de Desenvolvimento Nacional, a questão das Infraestruturas estratégicas do sector para a Diversificação e desenvolvimento agropecuário e das indústrias bem como a capacitação do capital humano.


    Dentre os temas em análise, a embaixadora pediu ao Ministério para apontar as prioridades do sector, para que se possa fazer investimentos nos vários domínios.


    A senhora Embaixadora Srª Sophie Aubert fez ainda questão de mencionar o Programa de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC), como sendo um caso de sucesso financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento e pelo Banco Mundial, e mostrou-se satisfeita com os resultados deste projecto e espera poder replicar o modelo usado no mesmo.


    Sophie Aubert esteve neste encontro ladeada da Directora Geral da AFD Valérie Tehio e do Director de Negócios da Embaixada de França Catusse Benoit.


    No segundo encontro o ministro da Agricultura e Florestas Eng.º António Francisco de Assis, conversou com o Embaixador do Reino dos Países Baixos Srº Tsjeard Roelf Hoekstra, que foi acompanhado do assessor económico da Embaixada o senhor Armindo Teuns.
    À mesa foram feitas abordagens sobre a Plataforma Logística do Corredor do Lobito, O interesse em desenvolver o sector de produção de frutas tropicais, a produção e a exportação de citrinos e ainda a produção e exportação da moringa.


    O embaixador mostrou ainda interesse em ajudar Angola na melhoria do controle Fitossanitário, daí os países Baixos garantirem o apoio técnico para a implementação do Sistema de Certificação Electrónica dos produtos, de maneira a melhorar a qualidade dos produtos e garantir a segurança alimentar.


    O Ministro da Agricultura e Florestas Engº António Francisco de Assis, deixou claro nos dois encontros que estas parcerias e intenções de investimento no nosso País são sempre bem-vindas.


    O Ministro realçou que há necessidade de criar programas que sejam exequíveis que se reflita directamente na vida das famílias e que estas cooperações resultem em investimentos que possam gerar maior produção no sector agropecuário e Florestal.