Notícia

  • Benguela acolhe sexta-feira apresentação do programa “Melhor Arroz Angola”


    A Jardins da Yoba, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Associação SEIVA realizam, sexta-feira, na comuna do Dombe Grande, município da Baía Farta, em Benguela, o programa “Melhor Arroz Angola”.

    De acordo com uma nota enviada ao Jornal de Angola, trata-se de uma iniciativa revolucionária para o melhoramento genético e a adopção das melhores práticas agrícolas no cultivo do Arroz de Terras Altas.
    "Este programa é o resultado de ensaios multi-locais conduzidos com sucesso, destacando-se a contribuição significativa da fazenda do empreendedor agrícola Nélson Rodrigues, situada na comuna do Dombe Grande.
    Os resultados desses ensaios apontam para um impacto positivo substancial no sistema produtivo da região, onde vinte linhagens elite de arroz demonstraram adaptabilidade e rendimento promissores, comparáveis ou até superiores aos observados no Brasil”, lê-se.

    O evento é visto como sendo uma oportunidade única para a comunidade local e os interessados no sector agrícola descobrirem o potencial do "MelhorArroz” angolano.

    O encontro visa, de igual modo, demonstrar as vantagens desta cultura, essencial para a segurança alimentar e ao combate à fome, introduzindo-a como uma nova era na agricultura familiar e local.

    Com genótipos de ciclo inferior a 90 dias, alta produtividade, resistência a doenças e excelente qualidade de grãos, o "Arroz de Terras Altas” promete ser uma cultura revolucionária em Angola.A organização avança também que o "Dia de Campo” incluirá a distribuição de panfletos informativos e palestras detalhadas, delineando todas as acções do processo de cultivo.

    "Estamos diante do início de uma agricultura sustentável e do surgimento de Angola como uma nova potência na produção de arroz”, afirma a organização.