• SECTOR PECUÁRIO ANGOLANO ATRAI INVESTIMENTO DE EMPRESÁRIOS DA ÁFRICA DO SUL


    O Secretário de Estado para as Florestas, Eng.º João Manuel Bartolomeu da Cunha, recebeu, nesta quinta-feira, 22 de janeiro de 2026, uma delegação de investidores da África do Sul, interessados em investir no sector da pecuária em Angola.

    A audiência contou também com a presença do Secretário de Estado para a Agricultura e Pecuária, Eng. Castro Paulino Camarada e de Directores nacionais do sector, que na ocasião destacaram a abertura do Governo angolano ao investimento privado e as condições criadas para o desenvolvimento da produção pecuária no país.

    Durante o encontro, os investidores apresentaram um projecto integrado de desenvolvimento pecuário, com enfoque na produção de bovinos, ovinos, caprinos e aves, abrangendo toda a cadeia de valor, desde a criação animal, sanidade e processamento, até à formação de quadros, com vista ao abastecimento do mercado nacional e à exportação, bem como a geração de empregos directos e indirectos.

    O Secretário de Estado para as Florestas, João Cunha, em representação do Senhor Ministro da Agricultura e Florestas, reiterou o compromisso de apoio institucional necessário para a materialização do projecto, através dos departamentos técnicos do Ministério e da articulação com a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX).

    Os investidores informaram que o projecto será financiado pelo Banco Central do Estado Sul Africano, com apoio operacional em Angola através do Standard Bank.

    No encontro não foi revelado o valor que deverá ser investido neste projecto.

    As partes manifestaram o desejo de tudo fazerem para o sucesso do projecto que vai alavancar a economia nacional.