O Ministro da Agricultura e Florestas, Eng.º Isaac dos Anjos, procedeu à abertura da Agência Regional Centro do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), na cidade do Huambo.
A nova agência é a primeira de cinco previstas até 2026 e marca o início da descentralização dos serviços do FADA, aproximando o financiamento às comunidades agrícolas, com destaque para os produtores familiares, mulheres rurais e jovens empreendedores.
Com sede no Huambo, a Agência Regional Centro irá abranger as províncias do Huambo, Bié, Benguela, Cuanza Sul e Cuando Cubango.
Durante a cerimónia, o Ministro sublinhou que o financiamento do FADA exige responsabilidade e compromisso. “Este financiamento tem de ter retorno, senão morre. Queremos fazer a reforma da enxada com dignidade”, afirmou.
A Presidente do Conselho de Administração do FADA, Dra. Felisbela Francisco, reforçou que esta iniciativa está alinhada com o Plano Estratégico 2023–2026 e com o Programa de Aceleração da Agricultura Familiar – Osi Yetu.
“Com esta agência, queremos cultivar confiança, gerar inclusão e semear resultados sustentáveis”, destacou.
A cerimónia contou com a presença de autoridades locais, representantes de cooperativas, produtores familiares e membros da administração do FADA.