• MINAGRIF PROMOVE ENCONTRO DE ALINHAMENTO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL


    O Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF) promoveu, nesta terça-feira, 08 de abril de 2025, um importante encontro de alinhamento de comunicação institucional, realizado na sala de reuniões do MINAGRIF.

    O encontro foi presidido por Sua Excelência, Senhor Secretário de Estado para as Florestas, Eng.º João Manuel Bartolomeu da Cunha, em representação de Sua Excelência Ministro da Agricultura e Florestas Eng.º Isaac Francisco Maria dos Anjos, o certame teve como principal objectivo, aprimorar e fortalecer a comunicação institucional do sector, visando maior alinhamento e fluidez na troca de informações internas e externas, além de destacar os feitos e acções realizadas pelo sector.

    O Secretário de Estado para as Florestas, João da Cunha, referiu que o evento visou fortalecer a comunicação do sector, estando assim a cumprir com a máxima do Executivo que é de “Trabalhar Mais e Comunicar Melhor”.

    O certame contou com um painel único, subdividido em quatro tópicos estratégicos de abrangência nacional:

    Plano Nacional de Comunicação Institucional do Executivo, apresentado pelo Dr. Sebastião Panzo, Consultor do Secretário de Estado para a Comunicação Social do MINTTICS;

    Uso Correcto dos Símbolos Nacionais e do Estacionário do Governo de Angola, conduzido pelo Dr. Sérgio da Conceição, Assessor de Comunicação do Tribunal Constitucional;

    Agenda de Transição Digital e Uso dos Emails Institucionais, descrito pela Eng.ª Anuarite Kassongo, Diretora Geral Adjunta do Instituto de Modernização Administrativa (IMA);

    Na ocasião o MINAGRIF apresentou o seu Portal Institucional pelo Eng.º Edson de Olim Quental.

    O Dr. Sebastião Panzo abriu as discussões com a explicação detalhada do Plano Nacional de Comunicação Institucional, enfatizando a sua importância como ferramenta estratégica para uniformizar a comunicação entre os diversos sectores do Executivo. Destacou ainda que o plano visa promover maior eficiência na disseminação de informações e reforçar a imagem das instituições perante a sociedade.

    O evento também foi enriquecido pela análise do Dr. Sérgio da Conceição, que discorreu sobre a utilização correta dos símbolos nacionais, incluindo detalhes da Bandeira Nacional, Insígnia e Hino, e sua aplicação em documentos e eventos oficiais.

    Em relação à transição digital, a Eng.ª Anuarite Kassongo apontou os desafios encontrados na implementação de sistemas modernos de comunicação e na aceitação da utilização dos emails institucionais pelos funcionários dos órgãos públicos.

    Por sua vez, o Eng.º Edson Quental destacou o papel do Portal Institucional do MINAGRIF como uma plataforma estratégica para divulgar informações e serviços essenciais. O portal é projectado para aproximar parceiros e atrair potenciais investidores, promovendo o desenvolvimento agrícola e florestal do país. Por outro lado, elucidou as principais funções do Gabinete de Tecnologias de Informação, Comunicação Institucional e Imprensa (GTICII), como a gestão de mídias sociais, produção de conteúdos, e administração dos canais de comunicação corporativos.

    João da Cunha, reconheceu que os tempos hoje são desafiantes no que diz respeito a produção e veracidade das informações, onde os órgãos de comunicação convencionais tendem a perder pela velocidade imposta pelas mídias digitais como os portais, e as várias redes sociais, que são hoje ferramentas que qualquer instituição atenta não pode nem deve descurar.

    “A Comunicação Institucional e a digitalização dos serviços é hoje quase que uma necessidade vital nas instituições, é por isso que governar é comunicar e comunicar é governar”. Ressaltou João da Cunha.

    O evento contou com a presença de várias direções nacionais, entidades tuteladas e super entendidas pelo MINAGRIF, chefes de departamentos, técnicos e vários convidados do Ministério da Agricultura e Florestas.