O Ministro da Agricultura e Florestas, Isaac Francisco Maria dos Anjos, trabalhou na província do Cunene nos dias 12 e 13 de Julho de 2025, depois de ter visitado o Canal do Cafu, no sábado 12, neste Domingo 13, o Ministro Isaac dos Anjos visitou às obras da barragem da Cova do Leão.
Isaac dos Anjos deu início no Cunene, ao processo de loteamento das parcelas agrícolas ao longo do canal do Cáfu, o processo prevê também a construção de novas infraestruturas rodoviárias que irão facilitar o escoamento da produção agrícola, e instalação de fazendas de até 24 hectares marcando um passo significativo para o desenvolvimento agrícola e social da região.
O ministro garante que não haverá expropriação de parcelas, sendo que o modelo visa respeitar os direitos e dinâmicas locais e impulsionar a produção agrícola organizada.
Já na Cova do Leão, o governante expressou satisfação com o progresso das obras e fez um forte apelo ao investimento privado para impulsionar a capacidade produtiva da província.
A execução física da barragem da Cova do Leão, um projecto estratégico para a criação de um reservatório de grande porte destinado à irrigação e ao abastecimento de água, alcançou 38%.
O Ministro Isaac dos Anjos fez saber, que o objectivo é transformar a região em um polo agrícola de destaque, promovendo o desenvolvimento econômico local, mas que para alcançar essa meta, o Ministro incentiva os empresários a fazerem investimentos em infraestrutura logística e equipamentos de irrigação.
O projeto da barragem integra ainda a construção de três cisternas de abastecimento de água nas localidades de Otchijau, Chitado e Oncócua, visando reforçar o fornecimento às comunidades.