• EMBAIXADOR DAS FILIPINAS MOSTRA INTERESSE EM COOPERAR COM ANGOLA NO DOMÍNIO DA AGRICULTURA


    Aconteceu nesta terça-feira, 19 de novembro de 2024, na sala de reuniões do MINAGRIF, um encontro de trabalho entre o Ministro da Agricultura e Florestas Eng.º António Francisco de Assis e o Embaixador da República das Filipinas em Angola, Dr. Paul Cortes.

    O encontro serviu para aprofundar as relações já existentes e abordar temáticas de interesse bilateral, como a aquicultura, segurança alimentar e agricultura.

    O diplomata filipino manifestou interesse em cooperar com Angola, por via um memorando de entendimento, que poderá facilitar o intercâmbio nos domínios da produção de arroz, distribuição alimentar, irrigação, tecnologias, agricultura e no campo agroflorestal.

    Sua Excelência Ministro da Agricultura e Florestas, expressou, que Angola e a República das Filipinas, têm interesses comuns, nas áreas acima apresentadas pelo senhor Embaixador.

    O Ministro referiu que há outras áreas que interessam ao governo angolano, a primeira seria a cooperação Institucional e a segunda seria a captação do investimento privado por parte da Embaixada das Filipinas.

    A nível da cooperação institucional, Francisco de Assis, aponta a colaboração no domínio da Investigação científica, especificamente entre o Instituto de Investigação Agronómica e a Investigação agrária das Filipinas, com vista a passagem de conhecimento, a criação de um centro especializado de produção de arroz, onde podem ser treinados vários jovens, sendo que a Filipina tem vasta experiência nesta cultura.

    Relactivamente a segunda componente, que é a da captação de investimentos, o Embaixador Paul Cortes, concordou com o Francisco de Assis, e avançou que desde que chegou, já alguns empresários filipinos mostraram interesse e vir investir em Angola.

    Por fim, o Embaixador convidou o Ministro da Agricultura e Florestas a visitar Manila-Filipinas e poderem trocar experiências com grandes produtores de arroz daquela região.

    António Francisco de Assis, avançou que quer fortalecer esta relação, mas que mais do que isto quer avançar com acções concretas e colocar em andamento as propostas iniciais apresentadas neste encontro.