O secretário de Estado para a Agricultura e Pecuária, Engenheiro Castro Paulino Camarada, recebeu em audiência, na passada sexta-feira, 16 de janeiro do ano em curso, na sala de reuniões do MINAGRIF (1.º andar, edifício A), uma delegação da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, ligada ao sector da construção agrícola e desenvolvimento rural.
A audiência teve como principal objectivo a apresentação da empresa Elite Agro e a criação de mecanismos de cooperação no domínio do agronegócio. A Elite Agro é o braço de construção da Elite Agro Holding, uma das principais empresas agrícolas dos Emirados Árabes Unidos, com actuação global e presença em dez países.
Na ocasião, o responsável da empresa Elite Agro, Haissam Radieddine, destacou que a instituição oferece uma gama completa de serviços para projectos agrícolas e agroindustriais, incluindo concepção e construção de estufas, casas de vegetação com tecto padrão e retrátil, viveiros e paisagismo, construção de edifícios, produção em campo aberto, infra-estruturas agrícolas, sistemas de irrigação e hidropónicos de alta tecnologia, infra-estruturas pós-colheita, salas de pré-resfriamento, casas de embalagem e armazéns frigoríficos.
A delegação da Elite Agro manifestou interesse em alinhar os seus projectos com os planos estratégicos do Ministério, bem como em realizar estudos de viabilidade em articulação com a GESTERRA, S.A., com vista à identificação e avaliação de áreas agrícolas com elevado potencial de desenvolvimento.
Por sua vez, Sua Excelência o Secretário de Estado para a Agricultura e Pecuária sublinhou a importância do estabelecimento de um calendário de acções conjuntas, visando garantir a eficácia da cooperação. Reforçou, igualmente, a necessidade da actualização do Memorando de Entendimento, enquanto instrumento essencial para o fortalecimento da parceria entre as partes.
“A Elite Agro deve apresentar um plano de acção estruturado, com vista à mobilização de financiamento internacional e à implementação de projectos com impacto efectivo na segurança alimentar e no desenvolvimento agrícola do País”, afirmou o Engenheiro Castro Paulino Camarada.
No final do encontro, o Secretário de Estado para a Agricultura e Pecuária agradeceu a presença dos participantes e desejou uma boa estadia à delegação visitante.
Gabinete de Tecnologias de Informação, Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério da Agricultura e Florestas
Luanda, 20 de Janeiro de 2026