• BRASIL E ANGOLA UNIDOS PELO FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA


    O Secretário de Estado para Agricultura e Pecuária, Castro Paulino Camarada, recebeu em audiência nesta sexta-feira, 18 de Outubro de 2024, na sala de reuniões do MINAGRIF, representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), da República Federativa do Brasil.

    O encontro teve como objectivo, dar um ponto de situação sobre os trabalhos realizados nesta semana, de 14 a 17 de Outubro no MINAGRIF.

    A companhia, chefiada por Marisson de Melo Mariano, Chefe de Assessoria de Relações Internacionais do Brasil, desenvolveu uma sessão formativa intensiva de capacitação técnica, no âmbito das relações bilaterais.

    A formação foi dividida em quatro cursos: Monitoramento de Safra e Grãos-Café e Cana de Açúcar, dirigido pelo Eng.º Marco António Garcia Martins Chaves, Analista de Acompanhamento de Safra; Custo de Produção, dirigido pelo Eng.º Rodrigo Gomes Moura de Souza, Analista de Custo de Produção; Agricultura Familiar e Preços Mínimos e Análises de Mercado, ambos dirigidos pelo Eng.º Enio Carlos Moura de Sousa, Gerente de Programação e Acompanhamento da Agricultura Familiar.

    Marisson referenciou que este trabalho é sequência das actividades desenvolvidas em Julho. Demostrou satisfação pelo cumprimento das actividades realizadas, enfatizando a dedicação dos participantes nos diferentes cursos. Cada um dos formadores, fez um balanço do processo de formação, desde os principais problemas identificados até as soluções encontradas e desenvolvidas.

    Marisson fez saber ao Secretário de Estado para Agricultura e Pecuária, que a missão da CONAB e o resultado do programa de cooperação, centra-se na criação de bases para consolidação de uma política agrícola em Angola. Durante a missão de trabalho, os representantes Brasileiros, visitaram uma cooperativa agrícola e interagiram com produtores familiares e empresariais na província do Bengo.

    “Temos grandes desafios em produzir informações frequentes sobre o que é produzido a nível nacional”, adiantou o Secretário de Estado para Agricultura e Pecuária.

    O Diplomata manifestou todo apoio do MINAGRIF para que esse programa de cooperação, continue sendo um sucesso para satisfação das famílias.

    Para o próximo ano, nos meses de fevereiro e março, está prevista a realização de uma missão para trabalhar com o MINAGRIF nos domínios do armazenamento, fiscalização e controlo de qualidade, e política de abastecimento social.

    No final da audiência, Castro Camarada agradeceu a iniciativa, e desafiou os técnicos a trabalharem com o MINAGRIF no domínio da investigação.