O Ministério da Agricultura e Florestas realizou no dia 21 de Fevereiro do ano em curso, a 1ª sessão do Conselho de Direcção do ano 2025, que aconteceu na Administração Municipal de Benguela, na província com o mesmo nome.
O Ministro Isaac Francisco Maria dos Anjos, presidiu os trabalhos, no discurso de abertura, reforçou que compete ao sector tudo fazer para que se alimente todo povo angolano, a segurança alimentar é uma questão de soberania Nacional.
O governante fez saber que o sector que dirige absorve pequenos, médios e grandes produtores, assim, para produzir não são exigidas provas de capacidade financeira nem planos de exploração, a aqueles agricultores cujas pretensões territoriais não vão além de 100ha.
Isaac Dos Anjos, deixou claro que no sector que dirige há espaço para todos produtores, eles são bem-vindos. Neste sector até o mais pequeno agricultor, pecuarista é patrão e merece o nosso total respeito, concluiu o Ministro.
A seguir ao discurso, foi aberta a agenda de trabalho onde os membros do Conselho de Direcção fizeram uma análise detalhada dos seguintes temas:
- MEMORANDO SOBRE O SECTOR FLORESTAL;
- MEDIDAS PARA REVITALIZAÇÃO DO SECTOR FLORESTAL;
- PROJECTOS DO CENTRO DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL;
- CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE CORRECTIVOS AGRÍCOLA;
- FOI FEITO UM PONTO DE SITUAÇÃO SOBRE A PREPARAÇÃO DA CAMPANHA AGRÍCOLA 2025/2026;
- ABORDAGEM SOBRE O LANÇAMENTO DA CONSULTA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA NACIONAL DE RECONVERSÃO DOS SISTEMAS AGROALIMENTARES.
As discussões foram bastante produtivas, o Ministro baixou várias orientações e saíram deste encontro muitas recomendações.