O Ministro da Agricultura e Florestas Eng.º Isaac Francisco Maria dos Anjos assinou, um Memorando de Entendimento Para Desenvolvimento de Projectos Agrícolas em Larga Escala, com a Empresa CITIC CONSTRUCTION (ANGOLA) CO, LDA representada pelo senhor Fan Juntao, Director Geral desta multi nacional, o acto aconteceu em Luanda, na sala de reuniões do MINAGRIF, edifício A, 1º andar, nesta segunda-feira, 21 de Julho de 2025.
Este Memorando visa a diversificação da economia angolana, tendo em conta que o Executivo está fortemente empenhado a promover projectos agrícolas no domínio da produção de cereais e grãos em grande escala, com o objectivo de garantir a segurança alimentar, combate à fome, pobreza, e o aumento da produção e produtividade, geração de empregos e redução das importações.
No âmbito do Memorando de Entendimento, várias acções de impacto económico e social serão implementadas, tais como:
a) Instalação de laboratórios modernos de melhoramento genético para a certificação de sementes;
b) Promoção de insumos agrícolas para apoiar a cadeia produtiva
de pesticidas e fertilizantes;
c) Sistema de armazenamento inteligente em regiões agrícolas chaves;
d) Assinatura de acordo de compra de produtos agrícolas.
O presente instrumento deverá abranger várias áreas de cooperação, desde:
a) Promoção da produção em larga escala de soja nas principais
regiões agrícolas de Angola;
b) Criação e optimização de uma cadeia de valor agrícola completa, incluindo sementes, insumos, maquinaria, tecnologia, silos e canais de exportação;
c) Estabelecimento de um sistema de inspecção e quarentena fitossanitária para a exportação de cereais no mercado da China, promovendo a assinatura de acordo bilateral.
O documento que será rubricado pelas partes tem por objecto estabelecer um quadro de cooperação/parceria de longo prazo, entre o MINAGRIF e a CITIC, no sector agrícola, nomeadamente produção, aquisição, armazenagem, logística e exportação de cereais para o mercado da China.
A CITIC é uma empresa que possui uma vasta experiência na
elaboração, execução e desenvolvimento de projectos e infraestruturas agrícolas;
Fan Juntao, Director Geral do CITIC avançou que o investimento está orçado em cerca de 250 milhões de dólares, a serem aplicados em 5 fases, e que a linha toda de financiamento provem de investidores chineses.
Numa primeira fase as províncias de Malanje e Cuanza-Norte serão as beneficiadas, numa extensão de 8 mil hectares, sendo que Malanje com 5 mil e Cuanza-Norte com 3 mil ha, mas a pretensão da multi nacional é a de atingir os 20 mil hectares e a longo prazo perfazer 100 mil hectares como área de produção, para as culturas de milho e soja como eleição para consumo interno e também para exportação.
O Ministro Isaac Francisco Maria dos Anjos quando falava a imprensa sinalizou que o momento é histórico e com ele o País abre uma janela para produção em larga escala e também e atração de novos investidores.
"Esta é uma oportunidade que o mercado nos oferece e para nos alinharmos a exportação de produtos para a Ásia, por isto não podemos desperdiçar esta oportunidade única, a qual não podíamos perder de vista, onde a partida a produção terá um comprador garantido que será a CITIC" proferiu o Ministro.
Isaac dos Anjos anunciou que na próxima quinta-feira 24 de julho de 2025, irá assinar mais um cordo com uma outra empresa chinesa, para que o País possa ter um mercado de exportação de mais 500 mil toneladas de produtos alimentares a partir de Angola e avançarmos em termos de crescimento da agricultura nacional.