O Ministro da Agricultura e Florestas Engº. Isaac Francisco Maria dos Anjos apresentou, nesta terça-feira, 10 de fevereiro, no Hotel Trópico, em Luanda o PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR - PRODESA.
Este é um projecto do Governo de Angola, com o financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) tutelado pelo Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF).
O Projecto ora lançado terá uma duração de 5 anos (2025-2030), e será implantado nas províncias do Cuando, Cubango, Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Moxico Leste e Bié.
O objectivo geral do Projecto PRODESA é prosseguir para o alcance da segurança alimentar e nutricional dos agricultores familiares do Leste de Ango-la, promovendo em simultâneo o aumento da renda das famílias e a sua integração nos mercados Agro-Alimentares.
O PRODESA responde aos objectivos do governo às políticas públicas de apoio a agricultura familiar, com enfoque no aumento da produtividade das culturas básicas para a segurança alimentar, na transferência do conhecimento técnico e científico, através das Escolas de Campo de Agricultores (ECA’s) do acesso a tecnologias adaptadas às condições agroecológicas locais, da melhoria do acesso aos mercados e do reforço da governação e da gestão participativa no meio rural.
O lançamento do PRODESA reafirma o compromisso do Executivo angolano com o desenvolvimento rural sustentável, a segurança alimentar e nutricional, a redução da pobreza e a valorização do papel da agricultura familiar no desenvolvimento socioeconómico do país.
O PRODESA está assente em três componentes principais:
1-Agricultura e Sistemas de Subsistência Agrícola Resilientes; esta componente apoiará os grupos-alvo no aumento da produção local e diversificação alimentar, integrando medidas de adaptação às alterações climáticas e de mitigação da erosão dos solos, em todos os municípios visados, preparando os agricultores para os mercados.
2-Melhoria da conectividade e do acesso aos mercados; esta componente responderá às necessidades das associações, cooperativas de agricultores e das MPE agrícolas nas cadeias de valor prioritárias (Subcomponente 2.1), reforçando as suas capacidades empresariais e de gestão, de modo a melhorar o acesso aos mercados e aumentar os rendimentos provenientes das vendas agrícolas.
3-Fortalecimento Institucional, Apoio à Políticas e Serviços de Apoio à Implementação; esta componente transversal assegura o reforço técnico, a coordenação e a articulação entre equipas e partes interessadas, garantindo uma implementação eficiente e integrada do projecto, através de duas subcomponentes complementares.
O projecto está orçado em, 73 milhões USD, com as seguintes fontes:
• FIDA (Empréstimos): 87,10%;
• Governo de Angola: 11,40%
• Beneficiários: 1,50%
Convidado a intervir, o representante do FIDA em Angola Custódio Estevão Mucavele frisou, que a parceria do FIDA com Angola remota da década 80, deste então, o FIDA já investiu mais de USD 377.3 milhões de dólares em programas e projetos de desenvolvimento rural no país. Estas intervenções beneficiaram directamente mais de 486.600 famílias rurais, em particular mulheres e jovens, e mais recentemente pessoas vivendo com deficiência.
O FIDA reitera o compromisso de apoiar o Governo de Angola neste importante projecto.”
Por sua vez, o Ministro da Agricultura e Florestas Eng. Isaac Francisco Maria dos Anjos, no discurso de apresentação do PRODESA, afirmou que o projecto constitui o ponto de partida para eliminar a fronteira agrícola de uma região caracterizada por limitado acesso aos insumos agrícolas, dificuldades de financiamento, um quadro de pessoal técnico insuficiente para levar os serviços de assistência técnica a uma faixa abrangente da população, infraestruturas degradadas, dificuldades acrescidas das famílias em fazer face aos efeitos das alterações climáticas e, se conectarem aos mercados.
O Titular da Pasta fez saber que o PRODESA está alinhado com o Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027 (PDN); com a Declaração de Kampala, adoptada durante a Conferência Internacional sobre os desafios e opor-tunidades para o desenvolvimento da agricultura em África.
No final da cerimónia sua excelência Sr. Ministro da Agricultura e Florestas Eng. Isaac Francisco Maria dos Anjos, expressou o profundo agradecimento aos parceiros internacionais e locais pela cooperação e reiterou o compromisso do governo em fomentar um ambiente seguro e rentável para o agro-negócio, impulsionando sistemas agroalimentares eficientes, resilientes, sustentáveis e socialmente inclusivos, unindo ciência, políticas públicas e compromisso comunitário.
Participaram da cerimónia de lançamento do Projecto PRODESA, O Ministro do Comércio e Indústria Dr. Rui Miguêns de Oliveira, o Secretário de Estado para as Florestas Engº João Manuel Bartolomeu da Cunha, Governadores provinciais, representantes do corpo diplomático, Instituições Nacionais e Internacionais, Directores Nacionais e provinciais, parceiros estratégicos, beneficiários, e técnicos do sector.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA, DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E FLORESTAL, Luanda aos 10 de Fevereiro de 2026.