No âmbito da visita oficial a Angola do Presidente alemão, Frank Walter Steinmeier, o ministro da Agricultura e Florestas, Engº. Isaac Francisco Maria dos Anjos assinou, nesta quarta-feira, 05 de Novembro de 2025, no palácio presidencial, o Memorando de Entendimento com os directores das empresas alemãs Gauff GmbH & Co. Engineering KG e CHB Investment Holding GmbH, Stefan Tavares Bollow e Carl Heinrich Bruhn, respectivamente, para a implementação de um pólo de desenvolvimento agroindustrial em Angola.
Depois de rubricado o presente instrumento jurídico, Isaac dos Anjos, avançou que o acordo assinado sobre o Pólo Agroindustrial compreende duas fases, sendo a primeira a negociação dos lugares possíveis eleitos para se instalar o pólo dessa dimensão.
A segunda fase é de avaliação das infra-estruturas necessárias a serem incorporadas, e, por essa via, identificar o volume de recursos financeiros que vão ser requeridos.
Isaac dos Anjos esclareceu, que só depois destes passos, será a fase de construção propriamente dita da infra-estrutura, e, o estabelecimento do regimento para os parceiros utilizarem as terras e produzirem em em larga escala para exportação de até 60 porcento da produção gerada, e, os outros 40 porcento para consumo interno, e assim gerar renda para o pagamento dos créditos e financiamentos.
O projecto poderá ser erguido entre o corredor do Lobito, que é a tendência e pretensão da União Europeia, mas o titular do sector da agricultura, tem também como opção o corredor entre Malanje e Bié que precisa também de ser desenvolvido, e, a região Leste do País, onde está a acontecer o movimento do fomento da produção de arroz e a implantação do planagrão.
As principais culturas para produção que estão contempladas no memorando, como fez saber o Sr. Ministro, são, para além das leguminosas, o milho, soja, trigo, feijão, as oleaginosas e a cultura de cosméticos.
De acordo com Ministro, o projecto será desenvolvido numa área de até 20 mil hectares, que poder-se-á estender para os 60 ou 80 mil hectares, que irá compreender as áreas de preservação da floresta, das matas siliares ao longo das linhas de água e vales, para que se possa manter o equilíbrio entre a exploração e a conservação ambiental.
O Ministro Isaac dos Anjos, acompanhou hoje 06 de Novembro, o Presidente Alemão Frank Walter Steinmeier, a uma visita de campo a província do Huambo.
As relações diplomáticas entre Angola e a Alemanha datam de 1979 e foram reforçadas em 2011, com a assinatura de uma declaração comum de intenções para promover o diálogo bilateral.
GABINETE DE TECNOLGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA, LUANDA AOS 06 DE NOVEMBRO DE 2025